Novos tempos, novos golpes, é dessa forma que vamos lidando dia após dia com novas demandas envolvendo uso de dados pessoais para fraudar o perfil dos clientes junto às instituições financeiras das quais são clientes.

Muitas pessoas vêm sendo pegas de surpresa com descontos diretamente em conta corrente bancária. Parece padrão das instituições financeiras imediatamente rechaçar qualquer responsabilidade.

Imediatamente, ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e solicitar um número de protocolo. Não confunda com central de atendimento! São serviços de apoio diferentes, sendo o SAC por lei obrigado a fornecer um número de protocolo e guardá-lo por 90 dias!

O Protocolo serve para alguma coisa? Sim, muitas! Não só para provar ao juízo sua boa-fé em tentar resolver o problema de modo amigável, como também utilizar o próprio canal do popularmente conhecido Bacen (Banco Central do Brasil).

Sim, o Bacen é uma ferramenta poderosa, pois tem a atribuição de fiscalizar e monitorar o sistema financeiro, e muitas vezes uma advertência à agência resolve o problema, ou ainda, o próprio protocolo da reclamação servirá como uma prova de tentativa de resolução administrativa do problema.

Para registrar as reclamações no Bacen, acesse o link: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao.

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